Perfil

Francisco Carlos Duarte  é natural de Araquari, SC, Brasil, onde nasceu e iniciou os cursos elementar, ginásio e colegial. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná , no ano de 1979. Em 1989 concluiu o curso de Mestrado em Direito pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, em 1994, concluiu o curso de doutoramento em Direito na faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Lecce-It. É PhD em Direito  com estágio pós doutoral pelas Universidades de Lecce-It, Universidade de Granada e Universidade Técnica de Lisboa.

Em 1982, Francisco Carlos Duarte  deu início à sua carreira docente, no magistério universitário, como Professor Assistente de Direito Processual da Faculdade de Direito da PUCPR, de cuja cadeira se tornou titular em 1995.

É um dos principais introdutores do ensino do cientista social alemão Niklas Luhmann no Brasil, de quem frequentou os seminários em Lecce-It de 1994 a 1995. É também um dos principais introdutores do ensino do cientista social italiano Raffaele De Giorgi, de quem frequentou os seminários  na Universidade del Salento-It de 1994 a 1995.

Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, nas Seções do Estado do Paraná e Santa Catarina, Francisco Carlos Duarte é também procurador do Estado do Paraná.

Nos últimos 35 anos, integrou renomadas sociedades de advogados, como a Alcides Munhoz Neto (estagiário), João Roberto Santos Regnier e Augusto Prolik. Realizou mais de 100 conferências em faculdades de Direito do Brasil, em congressos e seminários e em outros eventos jurídicos, no país e no exterior. Além de inúmeros ensaios, artigos e pareceres, publicados nas revistas especializadas, sobre filosofia, sociologia, direito processual civil, direito constitucional,  Francisco Carlos Duarte  é autor e organizador de 20 livros.

Ao longo de mais de 35 anos de advocacia, Francisco Carlos Duarte tem a honra de representar diversas empresas comerciais, indústrias, instituições financeiras, concessionárias de serviços públicos e associações, nacionais e estrangeiras, em temas relacionados com o direito econômico, constitucional, civil, processual, societário, propriedade intelectual, falimentar e de recuperação empresarial, regulatório, bancário, securitário, imobiliário, do consumidor, do meio-ambiente.
Com perfil acadêmico e orientação dinâmica, Francisco Carlos Duarte atua, individualmente ou em parceria com outros escritórios de advocacia, na elaboração, desenvolvimento e coordenação de estratégias de direito material e processual que permitam o pleno atendimento aos interesses de seus clientes, oferecendo soluções personalizadas.

Mais de quatro décadas de atuação efetiva no ensino superior e na advocacia constitucional, promovendo a judicialização de casos difíceis.

A nova advocacia pós-profissional

As mudanças socioeconômicas que ensejaram formas de organização do trabalho mais “flexíveis” também atingiram os sistemas profissionais, inaugurando a fase do pós- profissionalismo, representada pela adoção de uma mentalidade orientada para o mercado. A proposta de serviços jurídicos de Francisco Carlos Duarte se inscreve dentro dessa tendência que adota grupos multidisciplinares de células especializadas.

Nesse sentido, adotou-se um formato organizacional influenciado por modelos de escritórios norte-americanos e ingleses como resposta à crescente demanda por serviços cada vez mais especializados e por uma clientela corporativa globalizada, que desenham uma nova realidade para os advogados privados atuantes no ramo empresarial.

O fortalecimento do peso de uma clientela empresarial rentável, a crescente influência política e econômica das “sociedades de advogados” traz não só mudanças na organização do trabalho, mas também na estratificação do próprio mercado (clientela empresarial e clientela individual), aproximando esta forma de organização do modelo organizacional de empresas capitalistas privadas.

Considerando as mudanças mencionadas, Francisco Carlos Duarte se insere na lógica de mercado e do sistema de organização empresarial no mundo das grandes sociedades. A absorção de práticas gerenciais de empresas capitalistas privadas é uma aposta econômica no nosso projeto de advocacia.

Francisco Carlos Duarte

Francisco Carlos Duarte