Lançamento do livro “Direito, Socioambientalismo e Educação”

O professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR, Francisco Carlos Duarte, em conjunto com a jurista Léa Bortolon, lança pela Editora CRV o livro “Direito, Socioambientalismo e Educação”.

Perante a situação atual de degradação ambiental, destruição de recursos naturais e perda da biodiversidade, deu-se o despertar da consciência ecológica como reconhecimento da eminência da preservação ambiental como garantia da saúde do planeta, da qualidade de vida e da própria existência das gerações futuras. “Este é o panorama no qual surge o Direito Ambiental, como um ramo autônomo do direito que traz consigo um conjunto de normas e princípios que têm por objetivo a manutenção do perfeito equilíbrio nas relações do homem com o meio ambiente”, explica Duarte.

Segundo ele, a legislação brasileira no sentido é uma excelente ferramenta, consagrando a proteção ambiental em nível até mesmo constitucional. “Todavia, para que o cidadão cumpra a lei, ele deve, antes de tudo, conhecê-la, e a realidade demonstra uma deficiência no alcance da informação pela população, revelando um pujante descompasso entre a teoria e a prática da Educação Ambiental”, comenta.

A educação ambiental é fundamental para que o Direito Ambiental possa alcançar seu objetivo de estabelecer normas que consigam auferir efetivamente o objetivo de preservação do meio-ambiente como um todo. É diante da necessidade de aprofundamento da reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea que vem o presente livro. “Direito Ambiental é Direito, e exige soluções jurídicas para questões jurídicas.  Educação Ambiental é Educação e exige metodologias educacionais para problemas educacionais”, conclui o autor. O livro possui 184 páginas e preço de capa de R$ 38,90.

Fonte: PUCPR

Francisco Duarte e Lea Bortolon: Direito Socioambientalismo e Educação

 

Comments are closed.