Professor Francisco Duarte lança o livro Constitucionalismo em debate, homenagem ao jurista Sergio Cademartori

Obra conta com a colaboração de 27 constitucionalistas de renome, entre eles do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

O professor titular do programa de Mestrado e Doutorado da PUCPR, Francisco Carlos Duarte, é um dos organizadores do livro “Constitucionalismo em debate: uma homenagem aos 30 anos de pesquisa e docência de Sergio Cademartori”, editado pela Editora Lumen Juris com a colaboração de 27 constitucionalistas de renome, entre eles José Renato Nalin, atual presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A obra tem como proposta dar concretude ao reconhecimento dos estudos e aulas que o professor Sergio Cademartori levou a efeito por 30 anos, e ainda continua a fazê-lo. Durante todo esse percurso de aulas, palestras, encontros temáticos e obras produzidas como fruto de intensa pesquisa, o referido autor primou pela qualidade crítica de seus posicionamentos, por vezes contundentes, bem como pela humildade teórica, ao reconhecer os pontos de vista contrários, condizente com uma postura científica de constante submissão a juízos de falseabilidade das teses que provisoriamente se adotam.

Por esta, dentre outras razões, tais como o seu carisma de debatedor e companheiro de jornadas de pesquisa, esse trajeto profissional lhe valeu o reconhecimento, tanto dos seus ex-alunos, muitos agora proeminentes juristas, como também de alguns já consagrados pesquisadores do Brasil e do exterior, todos eles aqui prestando seu reconhecimento. Mais do que isto, integrando um incomum conjunto de expoentes das diversas teorias constitucionalistas atuais.

Sobre Sérgio Urquhart de Cademartori – Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é professor visitante do doutorado da Universidade de Granada e da Universidade Técnica de Lisboa, professor permanente do Centro Universitário La Salle – Canoas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, garantismo, direitos fundamentais, constituição e administração pública. Professor vinculado ao projeto de mestrado em Direito e Sociedade da Unilasalle.

FONTE: PUCPR

Comments are closed.